sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vira o disco e toca o mesmo

Leighton Meester


Mulher que é mulher, nos dias que correm e na sua maioria, tem um roupeiro onde já não tem espaço para mais, mas mesmo assim tem pouca roupa.
É um facto que se formos a ver bem, com aquela que comprámos nos saldos por ser tão barata e que chegámos a casa e vimos que nos fica horrivelmente mal, com aquela que entretanto ficou larga e que com um cinto fica mal, com aquela que já não se usa, com aquela que comprámos para uma ocasião especial mas que não fica bem para usar no dia-a-dia, e com as restantes, dá para ver que temos uma mina de roupa em casa!
Se já vivermos sozinhas e ganharmos para nós, tudo muito bem: não gostamos, compra-se mais. Ainda por cima agora é a época em que toda a gente tem oportunidade de comprar as suas paixões da nova colecção por metade do preço. Além disso, se não temos muito dinheiro e por isso não podemos sequer entrar naquelas lojinhas que normalmente estão às moscas (vá-se lá saber porquê), vamos à PULL&BEAR, à ZARA, à MANGO, à BERSHKA, à STRADIVARIUS, à H&M, e afins. Se a coisa estiver mesmo grega, o mercado e os invasores chinocas são uma boa escapatória para os básicos (apenas - não queremos para aí pirosas).
Mas esta "boa vida" não é para todas. Era bom era! Então e aquelas que ainda vivem debaixo da asa da mãe galinha (não por serem umas pintainhas sonsinhas, mas por as mães serem umas galinhas chatas)? Essas pobrezinhas que não têm mesada (a mãe dá-lhes o dinheiro que supostamente precisam, quando precisam) e que quando dizem, muito cautelosamente, Oh mãe, precisávamos de ir às compras... É que estou com falta de trapinhos, a progenitora responde tão alto quanto pode (para não dizer "berra") ESTÁS O QUÊ???? E abre o roupeiro que aparentemente está cheio, mas que é capaz de até ter lá o vestidinho com que foram ao casamento daquela prima-irmã da mãe quando tinham três anos.
Na verdade, é para admitir, temos imensa coisa para lá. No entanto, temos pouca roupa para vestir. Isto porque, hoje em dia, até os filhos de uma senhora no rendimento mínimo (não estou a falar nos ciganos, não - estou-me a referir às outras, aquelas que levam o dia de perna cruzada no café, a chilrear umas com as outras) andam melhor vestidos que as meninas de quem estou a falar.
E nós (sim! eu estou incluída nessas pobrezinhas, coitadas), que não queremos fazer figurinhas tristes (mas às vezes fazemos, com a roupa que as nossas mães nos obrigam a usar), limitamo-nos a dois pares de calças entre os tantos (são tantos mas é porque ainda estão lá aqueles de quando nós emagrecemos demasiado) e a umas blusitas simples que ficam sempre bem. É assim mesmo: numa mol de coisas para escolher, usamos sempre sempre a mesma coisa. É ver-nos de manhã, à pressa, a gritar Onde é que estão as minhas calças da Tiffosi? E porquê? Oh, está-se mesmo a ver: já as usámos dois dias seguidos e entretanto houve um dia em que vestimos outras para as mesmas serem lavadas.
Ou é a roupa que encolhe ou alarga, ou somos nós que engordamos ou emagrecemos, ou é outra coisa qualquer... Porém, como à vista desarmada temos imenso por onde escolher, então não precisamos de mais. É triste, mas temos que nos contentar. E vira o disco e toca o mesmo!

13 comentários:

  1. Verdade verdadinha.:x

    o meu roupeiro está cheioooo de roupa e 70% não uso. :O ou mais :|

    ResponderEliminar
  2. eu tenho a minha mesada, que vou aprendendo a gerir. de vez em quando la compro um trapito, ou uma mala, q tens razao, apesar de termos tudo cheio sabe sempre bem e nunca e demais. a minha mae e tal e qual a tua, ta sempre a dizer que nao preciso, que tenho muita roupa e depois ainda diz 'olha estas calças ainda este ano nao as vestiste' lol poruqe acaba por ser verdade, vestimos mais aquilo que gostamos mais...

    mas pronto, tud pra dizer q concordo ctg e q tenho de ir aos saldos :)
    sim, pq eu sou das que vou a pull e afins. n vou pelas marcas, vou pelo que gosto (e barato de preferencia) :)

    ResponderEliminar
  3. Só uma perguntinha:
    Porque não deitar fora/doar/queimar/oferecer/vender/etc a roupa que não se usa/serve/é feia/está a mais? Assim o armário ficava mais vazio e a mamã já não podia dizer que já há roupa a mais!

    ResponderEliminar
  4. "Onde é que estão as minhas calças da Tiffosi?"
    conheço este discurso, mas depois vem a minha mãe e responde: Qual delas ?; e eu: As unicas que me ficam bem!

    é típico xD

    *

    ResponderEliminar
  5. Margarida: como eu te compreendo :x (ai que mau!)

    Hermione: eu também vou pelo gosto! se fosse pelas marcas não ia longe. forreta como a minha mãe é xD

    ron: eu poderia realmente fazer isso, como às vezes faço. porém, a minha mãe acha mesmo que eu tenho que usar "aquilo" :s

    ~ Jessica: às tantas são iguais às minhas xD eu só tenho dois pares de calças que gosto mesmo (mesmo mesmo mesmo mesmo) de ver em mim :*

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me completamente neste post. Tenho imensa roupa mas umas já não se usam, a maior parte está-me larga porque fui emagrecendo...resumindo: aquilo que consigo reciclar, reciclo (corto aqui coso ali) mas de resto aproveito os saldos ao máximo.

    ResponderEliminar
  7. É realmente verdade.
    E está quase a chegar ao meu aniversário e com os saldos, é vê-la a correr para as lojas! Ahahaah
    Uma rapariga tem que fazer pela vida :p
    No teu caso é mais complicado, que tal chamares a tua mãe à razão?( digo eu)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olha eu, só hoje de manhã foram umas "Ipanema" negrinhas e uns brincos tãããão lindos... E ontem foi umas mamas(é assim que chamo ao meu soutien.. Porque é push up lool)...E há uma semana foram umas calças... e há duas uma camisola... E ainda me faltava tanta coisaaaa:P Mas eu tenho desculpa, dantes não gostava de nada:P****

    ResponderEliminar
  9. No meu tempo de filha também era assim...lol

    Quanto à tua questão do livro "Enquanto Salazar Dormia", tenho lido boas criticas, mas ainda não tive oportunidade de o ler.

    Espreita aqui:
    http://domusofia.blogspot.com/2006/04/enquanto-salazar-dormia.html
    http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/15894.html

    Boas Leituras!!!

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. Ainda vais agradecer à tua mãe -ou não(com raparigas é diferente). Os meus pais sempre tiveram dinheiro para dar e dar, mas nunca houve excentricidades para mim nem para a minha mana. E eu hoje agradeço essa educação. (Sei que o tema não é bem este mas é a vida :) ). Aproveita e dá a roupa para caridade.

    ResponderEliminar
  11. Epá eu tenho vergonha de admitir, mas eu em termos de roupa sou uma gaja! Então desde que comecei a trabalhar e tenho dinheiro...

    Além de Zara e isso tudo agora é Pepe Jeans, Levi's, etc. etc.., lá se vai o dinheiro todo do mês! É casaquinhos, calças, camisolas, a minha namorada diz que sou uma princesa...n sei se isso é bom ou mau mas pronto...é o que se tem!

    ResponderEliminar
  12. Não sei mas devo ser a unica pessoa que divide o roupeiro com a irmã e ainda tem espaço para por roupa a vontade. Mas pronto... Não sou assim TÃO consumista porque não posso. Todo o dinheiro que acabo por juntar para comprar trapinhos vai sempre para qualquer coisa da faculdade.
    E quando vou as lojas e não tenho dinheiro para comprar fico deprimida e chateada ao ponto de não querer falar com ninguém. E quando tenho dinheiro procuro nas lojas todas as peças mais baratas para comprar o mais que possivel pelo minimo de euros. Mas se me apaixonar por uma peça de roupa que custa um dinheirão não há nada a fazer, compro-a nem que seja a passar fome!

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Patrícia: e eu que não consigo reciclar a minha :s não tenho jeitinho nenhum para essas coisas :x lolol

    Brokenheartedgirl: a minha mãe a razão estão de costas voltadas e não querem fazer as pazes xD boas comprinhas, tu (e eu!) mereces :)

    Bafejada pelas Musas: OBRIGADA PELA INVEJA QUE DEPOSITASTE EM MIM!

    Ana: muitíssimo obrigada :) ah, aposto que como mãe também deves ser assim um bocadinho chata nisso xD (sem ofensa!)

    Pedro Ferreira: apesar de tudo o que escrevi, cá em casa também é assim e dou valor à educação que tenho :)

    Dexter: ai temos uma princesinha e ninguém me dizia nada xD eu adoro a Pepe Jeans, mas a minha mãe odeia os preços. por isso :( lool

    Inês: se calhar tu é que estás correcta, já pensaste? ;) as minhas maiores paixões ficaram nas lojas :'( e adivinha de quem é a culpa!! bahh


    beijinho a todos *

    ResponderEliminar